PPLR 2025: assembleia nesta quinta-feira, 3 de outubro

Após seis rodadas de negociação do Programa de Participação nos Lucros ou Resultados (PPLR 2025), o Sindicato dos Urbanitários do Pará convoca assembleia para esta quinta-feira, dia 03/10, no início do expediente, nos portões da empresa, em Belém e regionais

Depois de seis reuniões de negociação do Programa de Participação nos Lucros ou Resultados (PPLR 2025), entre as comissões dos Sindicatos (Urbanitários e Engenheiros) e da Equatorial Celpa, sendo a mais recente rodada ocorrida na segunda-feira, 30 de setembro, o Sindicato dos Urbanitários do Pará e Sindicato dos Engenheiros convocam os trabalhadores da Equatorial Celpa a participarem da assembleia conjunta para avaliar/deliberar o resultado das negociações.

A assembleia acontecerá no dia 3 de outubro de 2024, quinta-feira, no início do expediente, nos portões da empresa, em Belém e regionais.

Inicialmente, entre os vários retrocessos propostos, a comissão da empresa tentou retirar do cálculo da PLR o Adicional de Periculosidade, rebaixando os valores a serem recebidos, proposta rejeitada pela comissão de representantes dos trabalhadores/as.

Outra tentativa prejudicial à categoria por parte da Equatorial foi a proposta de reduzir a Bonificação de 1 SB para 0,85, reduzindo o total a receber, 2 múltiplos de salários mais 0,75 de bonificação, tudo sem a Periculosidade.

Importante dizer também que a Equatorial Celpa tentou retirar os itens 5.4 e 5.5 do ACT, para pagar mais ao corpo gerencial que o limite do PGE, que hoje são 6 salários médios e também deixar de enviar o relatório aos Sindicatos, com as médias por categoria dos trabalhadores envolvidos no programa, um atentado contra a transparência do processo da PLR.

As condições financeiras da Equatorial Celpa e de todo o Grupo Equatorial são as melhores possíveis, por isso nossa avaliação é de que a empresa poderia sempre priorizar a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores, mas vamos em frente, a luta continua!