O que significa data-base?

Momento legal em que Sindicato e Empresa negociam questões coletivas (Art.616 da Consolidação das Leis Trabalhistas - CLT), tais como condições de trabalho e de salário. O Sindicato dos Urbanitários representa os trabalhadores da Celpa, Cosanpa e Eletronorte, cujas datas-bases são em novembro (Celpa) e maio (Cosanpa e Eletronorte).

Para que serve a data-base?

Para que os trabalhadores possam, de maneira coletiva através do Sindicato, reivindicar a revisão de salário, apontar a manutenção do acordo, além de incluir novas cláusulas.

O que é Acordo Coletivo de Trabalho?

Conjunto de cláusulas que regulamentam a relação de trabalho de uma categoria. A partir de sua homologação na Delegacia Regional do Trabalho (DRT), o Acordo Coletivo passa a ter o caráter e força de Lei, impondo punições no caso de descumprimento.

Qual o papel do Sindicato no neste processo?

A Constituição Federal atribui às entidades sindicais “a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas” (Art. 8º, Inciso III). Assim sendo, a CF determina que somente o Sindicato represente os trabalhadores perante o empregador.

O que é pauta de reivindicação?

Documento contendo a proposta de modificação e inserção de cláusulas no ACT, geralmente enviada às empresas antes da data-base.

Como é construída a pauta de reivindicação?

A partir de uma pesquisa feita entre os trabalhadores. A redação final da pauta é decidida em assembléia geral, convocada pelo Sindicato para esse fim.

Para que serve a pauta de reivindicação?

Para nortear as negociações entre Sindicato e Empresa, que poderá resultar no Acordo Coletivo de Trabalho, além de exprimir os anseios da categoria representada.