Data-base 2019 está chegando

Sabe aquele momento do ano em que o seu Sindicato e a empresa sentam à mesma mesa para negociar a renovação e avanços do acordo coletivo de trabalho (ACT)? Pois é, esse momento se dá em novembro, que é o mês da data-base Celpa. 

Mas para alcançar uma renovação do ACT de modo a beneficiar os trabalhadores e trabalhadoras, o seu Sindicato começa o processo de data-base bem antes, elaborando e aplicando uma pesquisa entre os empregados e empregadas, preparando a pauta a ser enviada à empresa para servir de base da negociação e tomando as medidas legais e práticas para uma boa data-base.

Por isso, hoje nossa mensagem para você é de que a data-base 2019 está chegando.

Prepare-se! Em setembro vamos precisar que você participe da pesquisa dando sua opinião sobre o que você gostaria que constasse no acordo, entre as cláusulas que garantem, que regem as conquistas a que você tem direito. 

Muitas cláusulas do acordo coletivo não existem na CLT e na Constituição Federal, mas, devido terem sido negociadas e acordadas entre Sindicato e empresa, passaram a fazer parte do acordo coletivo a têm força de lei. 

 

Quem luta, conquista

Direitos como tíquete-alimentação, jornada de trabalho, auxílio-educação, entre tantos outros, não existiam no acordo coletivo e os trabalhadores não gozavam desses direitos. Foram nas diversas datas-bases que o Sindicato conseguiu reivindicar, lutar, negociar e fazer constar esses direitos no ACT. 

E agora, mais uma vez, o seu Sindicato faz a investida de chamar você para esse processo. Coma  sua participação, na pesquisa, nas assembleias, atos, protestos e mobilizações, teremos bem mais força para negociar a ampliação dos direitos. Fique ligado e vamos à luta!