Equatorial Celpa quer discutir banco de horas da pandemia

O Sindicato dos Urbanitários do Pará foi procurado pela gerente de Relações Trabalhistas e Sindicais do Grupo Equatorial para negociar o banco de horas do período da pandemia da Covid-19. Em reunião ocorrida na sexta-feira, 17, com dirigentes sindicais dos Urbanitários, a empresa apresentou uma proposta que consiste nos seguintes termos:
# Prorrogação do período de compensação para até o dia 31 de dezembro de 2022. Este prazo se encerra agora dia 30 de junho, conforme o acordo entre Sindicato e empresa realizado em março e abril de 2020, período agudo da pandemia.
# Pagamento do valor correspondente a 10% das horas positivas no contracheque de julho.
# Se até 31/12/22, ainda restarem horas negativas e não compensadas, a empresa descontaria o valor dessas horas em seis parcelas mensais, a partir de janeiro de 2023.
# No caso de restarem horas positivas após o prazo de 31/12/22, a empresa pagaria em seis parcelas mensais, a partir de janeiro de 2023.

PROPOSTA RECUSADA
A direção do Sindicato dos Urbanitários recusou de imediato a proposta apresentada pela empresa. Na avaliação da entidade sindical, a empresa deve pagar as horas para quem tem saldo positivo e não proceder nenhum desconto de eventuais horas negativas, zerando o banco de horas do período.
Avaliamos que o lucro da empresa, mesmo em tempo de pandemia, foi espetacular, não cabendo descontos de salário dos trabalhadores e trabalhadoras, que já sofrem com a alta da inflação. Diante do milionário lucro da Equatorial Pará, é descabido qualquer desconto salarial.
É importante observar que os trabalhadores/as que têm horas positivas devem receber por essas horas, afinal ficaram expostos à Covid no momento mais agudo da pandemia, inclusive continuaram trabalhando, mesmo não estando vacinados.
Na reunião, o Sindicato solicitou informações sobre o quantitativo do banco de horas de cada trabalhador/a e a origem dessas horas.
O ponto de pauta Banco de Horas da Pandemia voltará a ser discutido entre Sindicato e empresa em nova reunião, agendada para esta quinta-feira, 23 de junho. Fique atento, a luta continua!