Procedimento da Cosanpa de combate à Covid é insuficiente

A pandemia da Covid-19 ainda não acabou. A nova variante da doença, identificada como Ômicron vem fazendo estrago. A situação ficou pior, pois agora temos o surto da gripe H3N2. Esse quadro tem levado muitos trabalhadores/as da Cosanpa ao afastamento das atividades na empresa.
A direção da Cosanpa, por sua vez, estava omissa. No dia 20/1, a empresa emitiu um documento de uma página a qual chamou de procedimento de combate à Covid, totalmente insuficiente na orientação de seus trabalhadores/as.
A rotina de trabalho está uma verdadeira bagunça. No setor financeiro, cinco pessoas testaram positivo para a Covid, o que resultou no afastamento de todo o pessoal dessa área. Enquanto outros setores com grande contaminação, nenhuma providência é tomada.
A empresa não fornece álcool para higienização das mãos e não faz a desinfecção dos locais de trabalho.
O documento da empresa fala em uso de máscara, mas na realidade muitos gerentes e gestores se sentem à vontade para deixar de usar máscara de proteção, sobretudo nos setores isolados da empresa.
Não se evita aglomerações, nem mesmo entre os clientes atendidos. Um dos locais mais contaminados é o ponto biométrico, onde os trabalhadores/as colocam o dedo para identificação da digital sem material para limpeza.
Alguns gerentes orientam que, em caso de sintomas, procurem postos de testagens, mas poucos conseguem devido à lotação.
Nesta semana, uma equipe do Sindicato percorreu vários locais de trabalho e constatou que a direção da Cosanpa está dando as costas para o grave problema do aumento de casos de Covid e influenza entre seus trabalhadores/as. Nas regionais a situação é ainda mais grave, pois falta tudo, inclusive postos de testagem.
A direção da Cosanpa também precisa dar conta da fiscalização dos protocolos contra a Covid entre os trabalhadores/as de suas prestadoras de serviço. Temos informação de terceirizados trabalhando doentes por medo de perder o emprego. Sem apoio e orientação, os terceirizados acabam disseminando a Covid e a Influenza.
A empresa precisa tomar providências urgentes, sobretudo no que se refere ao elevado número de afastamentos, estabelecendo horário reduzido, organizando rodízio e afastando os infectados. Vamos à luta!