A Crise Hídrica, a Operação do Setor Elétrico e a Economia Brasileira

Na carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei de Portugal, datada do dia primeiro de maio de 1500, ressalte-se observar em diversos trechos a forma admirada acerca da incrível quantidade de água que a recém-invadida, Terra da Vera Cruz possuía.
 
“Águas são muitas; infindas. E em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por bem das águas que tem”.
 
De fato, estima-se que o Brasil possua 12% do total de água doce do planeta. Considerada um dos dons gratuitos da natureza, o propósito aqui é discutir a qualidade da gestão desse precioso recurso aplicado ao sistema elétrico brasileiro aos tempos da suposta crise hídrica em que o Brasil se desponta como destaque no campeonato mundial em tarifas mais altas do planeta.
 
É preciso lembrar também que não se pode fazer comparações de tarifa usando o câmbio, pois basta uma política econômica instável para a moeda americana disparar e sua conta parecer módica em dólar. A maneira correta é mostrar o valor relativo do kWh em relação a outros serviços. A Agência Internacional de Energia, já publicou um estudo mostrando que a tarifa residencial brasileira é a vice campeã da carestia, conforme Figura 1 (IEA, 2020).
 
Clique no link abaixo e leia a matéria completa publicada no site Salve a Energia de autoria do Instituto Ilumina.