Data-base 2021: direção da Cosanpa faz descaso com os/as trabalhadores/as

No dia 13 de julho, de posse de proposta negociada entre o Sindicato dos Urbanitários do Pará e a Casa Civil do Governo do Estado, a entidade sindical realizou assembleia entre os trabalhadores e trabalhadoras da Cosanpa, momento em que a categoria aprovou os termos da negociação. Passada esta fase, o Sindicato enviou a Cosanpa uma proposta de redação para selar o acordo relativo a 2021/2023. Estamos chegando ao final de julho e a direção da empresa não se manifestou até agora.
A impressão dos trabalhadores e trabalhadoras é de que a empresa está sem gestão, de que a diretoria da empresa tirou férias e que está fazendo pouco caso do acordo coletivo, tanto que o vale alimentação será liberado sem o reajuste acordado em mesa de negociação.
Nos parece que o presidente da Cosanpa, José De Angelis, está preferindo fazer queda de braço com a categoria, tentando desqualificar e contrariar o que foi negociado. Vale, nste caso, tudo que afirmamos em mesa, ou seja, que a direção do Sindicato dos Urbanitários não fechará acordo prejudicial aos trabalhadores e trabalhadoras! Não aceitaremos nenhum direito a menos, nenhuma exclusão de direitos, nem redução e nem retrocessos. Nossa luta sempre foi e sempre vai ser por avanços nos direitos.
Por isso reafirmamos que vamos manter o trabalho sindical para que os trabalhadores/as tenham ganhos na data-base, afinal é para isso que serve o processo de data-base, para repor as imensas perdas que estamos tendo diante da enorme crise que atinge a classe trabalhadora. Sabemos que existe recurso para fechar um acordo favorável aos que suam a camisa para levar o serviço da Cosanpa a cada cidadão do Pará. Sabemos que a gestão vem erradamente privilegiando o pagamento elevado de comissionados e empreiteiras. Não é justo que os efetivos/as sejam castigados/as pela falta de compromisso de uma gestão que prefere prejudicar a categoria. Vamos à luta!