Data-base 2021: Cosanpa tenta excluir direitos

Sindicato avisa na mesa de negociação que não aceita retrocessos

Nesta segunda-feira, 7/6, teremos reunião de negociação da data-base dos trabalhadores/trabalhadoras da Cosanpa. A comissão da empresa deverá apresentar proposta para as cláusulas econômicas. Os trabalhadores/as esperam que a empresa vá à mesa de negociação para realmente negociar e não impor tentativas de cortes nos direitos, como vem tentando com as cláusulas sociais. Veja no verso as propostas tratadas nas reuniões.
Até agora a negociação não avançou. O que o presidente da Cosanpa chama de adequação e modernização, na realidade se trata de EXCLUSÃO DE DIREITOS. A comissão do Sindicato já avisou que não aceita cortes de cláusulas, pois jamais pactuaremos com propostas que venham prejudicar a categoria.
É isso que o presidente da Cosanpa quer, prejudicar os trabalhadores/as ao defender por exemplo a reformulação do Plano de Carreiras e Salários (PCS) sem a participação de trabalhadores na comissão que iria reformular o PCS.
A proposta da empresa é excluir a participação de trabalhadores/as de todas as comissões paritárias previstas no acordo coletivo, o que não é justo, pois tratam do interesse da categoria. Assim como não é justo que uma comissão interna da empresa delibere sobre Periculosidade e Insalubridade e a respeito de Ganho de Resultados
Outro destaque do saco de maldades do presidente é a exclusão do Incentivo à aposentadoria, entre outros cortes totalmente prejudiciais aos trabalhadores/as.
Na semana passada realizamos assembleias nos locais de trabalho e o clima é de indignação com a proposta da empresa, sobretudo porque a MALDADE é somente para os trabalhadores/as próprios/as, pois para as empresas terceirizadas o tratamento é o melhor possível, cedendo espaço para as empreiteiras Ensibra e Servpred, reajustando contratos e assumindo dívida de anos anteriores à atual gestão.
Em breve vamos divulgar calendário de novas assembleias para decidir o rumo a ser tomado diante de tantas tentativas de retrocessos. Fique atento!