PLR 2020: Sindicatos e empresa reúnem hoje

Acessos: 184

Como já havíamos divulgado na segunda-feira, 19, hoje (quinta-feira, 22), às 15h, os Sindicatos (Urbanitários e Engenheiros) terão reunião com a comissão da Equatorial Pará (Celpa) sobre a PLR 2020.
Na semana passada, dia 15, os Sindicatos deixaram na mesa de negociação uma proposta para solucionar a PLR, levando em conta os efeitos da pandemia da Covid-19.
Na reunião de logo mais, esperamos que a empresa busque convergir para um consenso numa PLR que contemple a todos e todas.
Para a bonificação adicional, a proposta dos Sindicatos é que no cálculo seja desconsiderado o Índice de Arrecadação porque o IAR foi bastante atingido pelas medidas decorrentes da pandemia, com a suspensão de corte de fornecimento de energia, afetando diretamente a arrecadação do ano de 2020.
Nossa proposta portanto é que se leve em conta somente o custeio, passando a Bonificação Adicional valer não mais uma remuneração (SB+Periculosidade), porém 50% da remuneração.
Outro ponto da proposta se refere às notas alcançadas. Para quem tirou nota abaixo de 8, ficaria com nota 8 e quem tirou 8 ou mais, ficaria com a sua nota alcançada. Desta forma, o pagamento se daria proporcionalmente às notas, sendo a nota mínima 8.
Até a última reunião, os representantes da Equatorial Pará (Celpa) foram para tentar impor a proposta deles e não para negociar de verdade. Nossa expectativa é de que hoje, a direção da empresa perceba e aceite uma realidade que foi imposta por uma pandemia, portanto não há culpados por isso não pode haver prejuízos.
Não é justo que a direção da Equatorial tente ganhar em cima dos trabalhadores/as. O momento é de minimizar a crise daqueles que lutam diariamente para prestar um bom serviço à população e ao mesmo tempo proporcionam excelentes resultados para a empresa.
Assim como é injusto o descumprimento do prazo de pagamento da PLR. que pelo acordo seria 31 de março!
Tem dinheiro, tem lucro elevado, falta apenas a sensibilidade para honrar o acordo e pagar o que é justo aos trabalhadores. O lucro do ano de 2020 (R$ 624 milhões) foi 37,8% acima do lucro de 2019.
O Grupo Equatorial conseguiu lucrar R$ 2.257 bilhões ano passado, números alcançados também pelo trabalho desses que agora buscam uma PLR que contemple o esforço e dedicação de cada um e cada uma. Vamos em frente, a luta continua!

Imprimir