PoderData: 49% são contra privatização da Eletrobras; 31%, a favor

PoderData: 49% são contra privatização da Eletrobras; 31%, a favor

Acessos: 425

Levantamento PoderData mostra que 49% dos entrevistados são contra a privatização da Eletrobras. Outros 31% disseram ser favoráveis à venda da estatal, enquanto 20% não souberam responder.

 A pesquisa foi realizada pelo PoderData, divisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.

Os dados foram coletados de 1º a 3 de março, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 509 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

CONTEXTO

O presidente da República, Jair Bolsonaro, anunciou o envio da proposta de capitalização da Eletrobras ao Congresso em 23 de fevereiro, que na verdade é a tentativa de privatizar a empresa. A venda do controle da empresa está condicionada à aprovação da medida provisória.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, que afirmou que a arrecadação com a venda da Eletrobras poderá passar de R$ 50 bilhões, a modelagem poderá ser realizada enquanto o Congresso discute a capitalização. Esses estudos devem levar cerca de 8 meses, de acordo com a pasta.

ESTRATIFICAÇÃO

O PoderData destacou, também, os recortes para as respostas à pergunta sobre a avaliação dos entrevistados a respeito da venda da estatal de geração e transmissão de energia. Foram analisados os perfis por sexo, idade, nível de instrução, região e renda. Eis os recortes com os grupos que registraram os maiores percentuais para cada resposta à pergunta da pesquisa:

Grupos mais favoráveis à

homens (41%);

idosos de 60 anos ou + (38%);

os que estudaram até o ensino superior (45%);

moradores da região Sul e Nordeste (34%);

quem ganha mais de 10 salários mínimos (47%).

Grupos mais contrários à

mulheres (50%);

adultos de 45 a 59 anos (55%);

quem tem ensino fundamental (53%);

moradores da região Norte (59%);

quem ganha de 5 a 10 salários mínimos (60%).

AVALIAÇÃO DE BOLSONARO X ELETROBRAS

O PoderData cruzou os dados das avaliações sobre a venda da Eletrobras e do presidente Jair Bolsonaro. Quase metade (48%) dos apoiadores do presidente querem que a estatal seja vendida. A taxa é 17 p.p. maior do que a média geral.
Já entre os que rejeitam Bolsonaro, avaliando-o como “ruim” ou “péssimo”, só 22% são favoráveis à privatização. Leia os percentuais completos no infográfico abaixo.

PODERDATA

O conteúdo do PoderData pode ser lido nas redes sociais, onde são compartilhados os infográficos e as notícias. Siga os perfis da divisão de pesquisas do Poder360 no Twitter, no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.

O PoderData é a única empresa de pesquisas no Brasil que vai a campo a cada 15 dias. Tem coletado um minucioso acervo de dados sobre como o brasileiro está reagindo à pandemia de coronavírus.

Num ambiente em que a política vive em tempo real por causa da força da internet e das redes sociais, a conjuntura muda com muita velocidade. No passado, na era analógica, já era recomendado fazer pesquisas com frequência para analisar a aprovação ou desaprovação de algum governo. Agora, no século 21, passou a ser vital a repetição regular de estudos de opinião.

Informações deste post foram publicadas antes pelo Drive, com exclusividade. A newsletter é produzida para assinantes pela equipe de jornalistas do Poder360. Conheça mais o Drive aqui e saiba como receber com antecedência todas as principais informações do poder e da política.

 

Fonte: poderdata.com.br

Imprimir