Confira as cidades onde o Carnaval foi cancelado, onde é feriado e onde é dia normal

Vários governadores e prefeitos decidiram que, este ano, não tem ponto facultativo nos dias 15 e 16, segunda e terça-feira de Carnaval. É feriado estadual apenas onde foi aprovada lei neste sentido, como é o caso do Rio de Janeiro, e onde o ponto facultativo foi mantido. Porém, a maioria das cidades cancelou as festas de ruas, os tradicionais desfiles de escolas de samba e bailes em clubes.

Em Pernambuco, estado que está entre os mais procuradores pelos foliões de todo o país, no governador Paulo Câmara foi além, cancelou o Carnaval e ainda editou um decreto proibindo bares, restaurantes e comércio ambulante no Recife Antigo e no Sítio Histórico de Olinda, palcos de uma das maiores festas de Momo do mundo, de abrirem entre as 20h desta sexta-feira (12) até às 6h de segunda-feira (16). O policiamento vai ser reforçado e atuará em todo o estado de forma ostensiva para garantir que as medidas sanitárias contra a Covid-19 sejam obedecidas.

Confira onde o Carnaval foi cancelado:

Aracaju (SE) - ponto facultativo não foi decretado, portanto, o feriado de Carnaval foi cancelado este ano. As festas de rua também foram proibidas.

Belém (PA) - Prefeitura anunciou nesta quarta-feira (10) que o feriado de Carnaval foi cancelado para evitar aglomerações e festas.

Belo Horizonte (MG) - não haverá ponto facultativo na capital, nem em cidades históricas, como Ouro Preto, e na maioria das cidades do estado o Carnaval foi cancelado este ano. No inicio de janeiro, governo do estado tinha pedido a prefeitos que também cancelassem o Carnaval.

Boa Vista (RR) – A prefeitura da capital cancelou a festa de Carnaval, mas manteve o ponto facultativo, com pribição de festas de rua.

Brasília (DF) – o governo decretou ponto facultativo nos dias 15 e 16, mas as festas de Carnaval foram canceladas.

Campo Grande (MS) – o ponto facultativo e o Carnaval foram cancelados pela prefeitura da capital, mas o governador do estado decidiu não apenas confirmar o ponto facultativo, portanto, feriado nos serviços públicos estaduais, como ‘afrouxar’ o toque de recolher em pelo menos 38 cidades.

Cuiabá (MT) – a prefeitura da capital do Mato Grosso já havia cancelado o ponto facultativo há algum tempo. Esta semana foi a vez do governo do estado. Não tem Carnaval e nem feriado no MT.

Curitiba (PR) - ponto facultativo foi cancelado na capital do Paraná e em todo o estado.

Vitória (ES) - o governador do estado decidiu manter os pontos facultativos, mas cancelou a festa de carnaval.

Florianópolis (SC) - não haverá ponto facultativo e desfile e as festas de rua foram canceladas.

Fortaleza (CE) - não haverá ponto facultativo nem festas de rua. Sem carnaval este ano na capital do Ceará. O governador Camilo Santana tomou várias outras providências para evitar aglomerações como: controle de entrada e saída de veículos de Fortaleza, suspensão do transporte intermunicipal de passageiros, individual ou coletivo, regular e complementar, excetuado o transporte no âmbito metropolitano. As barracas de praia terão o horário limitado até 15h durante os quatro dias, contando o sábado e domingo. .

Goiânia (GO) – cancelado o ponto facultativo e festas de Momo.

João Pessoa (PB) - não haverá ponto facultativo e todas as festas de rua e aglomerações estão proibidas.

Maceió (AL) – prefeitura e estado mantiveram o ponto facultativo, mas cancelaram as festas de Carnaval e dizem que vão atuar para não serem realizadas festas particulares nem de rua.

Macapá (AP) - não haverá ponto facultativo nem festas de carnaval.

Manaus (AM) - não haverá ponto facultativo no estado mais afetado pela segunda onda da Covid-19 e o governo do Amazonas vai fechar o comércio durante a semana de festividades, Estão autorizados apenas o funcionamento de serviços essenciais e delivery para bares e restaurantes.

Natal (RN) – prefeitura decidiu nesta quinta (10) manter o ponto facultativo até às 14h da quarta-feira de Carnaval, mas manteve também a proibição de festas e eventos públicos, em vigor desde dezembro.

Palmas (TO) – a prefeitura da capital decidiu há alguns dias cancelar o ponto facultativo e as festas de carnaval. O governo do estado tomou a mesma decisão esta semana.

Porto Alegre (RS) - não terá ponto facultativo nem festas de Rua no Carnaval.

Porto Velho (RO) - ponto facultativo foi mantido de segunda a quarta, mas o carnaval foi cancelado.

Recife (PE) - não haverá ponto facultativo e carnaval foi cancelado na capital pernambucana e em todo o estado.

Rio Branco (AC) - não haverá ponto facultativo e festas de carnaval foram canceladas.

Rio de Janeiro (RJ): é feriado na terça, mas não haverá ponto facultativo nos outros dias e o Carnaval foi cancelado.

Salvador (BA) - não haverá ponto facultativo e o carnaval foi cancelado.

São Luís (MA) - não haverá ponto facultativo nem festas de Carnaval. O governo estadual e mais 15 cidades do estado confirmaram o cancelamento das prévias e das festas e dos pontos facultativos nos dias 15 e 16/02.

São Paulo (SP) - não haverá ponto facultativo nem festas de rua e desfiles de escolas de samba.

Teresina (PI) - não haverá ponto facultativo nem festas de rua.

Vitória (ES) - não haverá ponto facultativo nem carnaval.