Demissões suspensas! O bom senso prevaleceu

Vitória da articulação política das entidades sindicais

A luta vale a pena! O Sindicato dos Urbanitários do Pará juntamente com a Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), a FURCEN e CNU, realizaram inúmeras articulações políticas junto aos deputados, senadores e governadores no sentido de convencê-los a se mobilizarem contra demissões na Eletrobrás e subsidiárias. Escrevemos documentos, enviamos ofícios, pressionamos nas redes sociais. Nossa vitória veio no dia 25 de agosto, com a publicação pela Eletrobras da CTA-DS-1785/2020-Circular suspendendo as demissões deste ano.
PARABÉNS!
Por isso, nesta ocasião, vimos a público parabenizar os trabalhadores e trabalhadoras, a FNU e as entidades sindicais filiadas, que acreditaram e foram à luta mostrar à classe política, do Legislativo e Executivo, que demitir mães e pais de família causa transtornos sociais irreparáveis, sobretudo em tempo de pandemia. Mostramos nos ofícios enviados às autoridades os malefícios dessas dispensas não apenas para a classe trabalhadora, mas para a empresa e para os consumidores, enfim para a sociedade.
ARTICULAÇÃO NO PARÁ
No Pará, o Sindicato dos Urbantários dialogou e contou com a força política do senador Paulo Rocha, que articulou a bancada federal do Pará no Congresso Nacional a se posicionar contra as demissões na Eletronorte. Ficam aqui nossos agradecimentos.
SUCATEAMENTO
Estamos diante de um governo privatista e entreguista, por isso não podemos relaxar a luta. Essa foi apenas uma vitória, mas precisamos mais do que nunca estar mobilizados na tentativa de envolver a sociedade e autoridades nessa causa. Eletronorte além de gerar e transmitir a energia para abastecer milhões de brasileiros tem também o papel de fomentar o desenvolvimento da Região Norte e da Amazônia legal, mas infelizmente vem passando por ataques que buscam “sucatear” esse patrimônio do povo brasileiro. Sendo que um destes ataques é a redução da mão de obra qualificada com demissão de mais de 300 trabalhadoras e trabalhadores.
A LUTA CONTINUA!
Mesmo na pandemia e após esse período de instabilidades e incertezas, a FNU e sindicatos filiados estarão à frente da luta pela Eletrobras e Eletronorte públicas e com qualidade, em defesa do patrimônio público construído ao longo de décadas e da soberania nacional. Vamos em frente!