Outubro Rosa: urbanitárias na prevenção do câncer de mama

Outubro Rosa é um movimento mundial que foi criado para conscientizar o público em geral, e principalmente as mulheres, dos fatores de risco, dos fatores de proteção e das medidas de detecção precoce relacionadas ao câncer de mama. É um mês no qual se intensifica a questão da prevenção e conscientização do câncer de mama e tudo isso pode fazer a diferença na vida de uma mulher.

A doença está relacionada a fatores de risco, reprodutivos, hormonais e genéticos.

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.

Urbanitárias, por meio do Coletivo de Mulheres da FNU – Federação Nacional dos Urbanitários – abraçam essa luta: se ame, se cuide! 

Faça mamografia e o autoexame!

Fonte: FNU