Sindicato dos Urbanitários do Pará receberá homenagem da ALEPA

Na manhã desta quinta-feira, 5 de abril, o Sindicato dos Urbanitários do Pará (trabalhadores da Celpa, Cosanpa, Eletronorte, Norte Energia e Transmissora Brasileira de Energia) será homenageado pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). A pedido do deputado Carlos Bordalo, do PT, a Alepa vai outorgar ao Sindicato a comenda Paulo Frota de Direitos Humanos.
A Comenda “Paulo Frota” foi instituída pelo Poder Legislativo para homenagear personalidades que tenham se destacado em defesa dos direitos humanos no território paraense. Paulo Frota foi juiz da Infância e da Juventude em Belém, falecido em 1991. Ele lutou pela implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A finalidade do Sindicato, conforme art. 2º do Título I de seu Estatuto, é melhorar as condições de vida e de trabalho de seus representados, defender a independência e autonomia da representação sindical, atuar na manutenção e na defesa das instituições democráticas brasileiras, e apoiar a organização e luta dos trabalhadores pelos seus objetivos imediatos e históricos, tendo a perspectiva de uma sociedade sem exploração.
O Sindicato dos Urbanitários foi fundado em 21 de Abril de 1962. Funciona em sede própria, à Av. Duque de Caxias, 1234, no Marco.
Na luta contra a privatização da Celpa, Cosanpa e Eletronorte, os urbanitários realizaram várias mobilizações, paralisações e greves.
O Sindicato dos Urbanitários faz questão de ser um sindicato cidadão, por isso participa de várias outras lutas que extrapolam o campo sindical, tendo importantes parcerias com outras entidades sindicais, centrais sindicais, com o movimento popular e lideranças políticas.
É do interesse do Sindicato lutar por melhores serviços à população e por outras questões de interesse do povo do Pará.