Nosso respeito e admiração pelas mulheres

O Sindicato dos Urbanitários do Pará parabeniza a todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher, que transcorre nesta quinta-feira, 8 de março. Parabéns em especial às trabalhadoras da Celpa, Cosanpa e Eletronorte, e convida todos e todas ao ato público: concentração às 8h na avenida Nazaré com a travessa Doutor Moraes (INSS), seguida de caminhada até a Prefeitura de Belém, no Comércio.
E em uma sociedade dominada por homens, jamais houve concessão de direitos às mulheres. Todos os direitos que as mulheres usufruem, direito à vida, à saúde, à liberdade de pensamento, à participação política, foram conquistados com união e luta das próprias mulheres. Por isso é fundamental que participemos dos atos de rua nesta quinta-feira, 8.
Muitas pagaram essas conquistas com a própria vida. Muitas ficaram com sequelas profundas, como é o caso da farmacêutica Maria da Penha, símbolo de luta das mulheres no Brasil, que devido à violência praticada contra ela pelo seu ex-companheiro, ficou paraplégica.
E a luta pela igualdade de gênero deve seguir firme e forte, sobretudo agora em tempo de governo golpista. As primeiras a serem atingidas são as mulheres, seja na destruidora reforma do trabalho, seja na proposta de reforma da previdência. Entre as primeiras ações do golpista Temer está a exclusão da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres.
As mulheres atingidas por barragens se mobilizam para o Fórum Alternativo Mundial da Água, o FAMA, evento internacional e democrático que pretende reunir organizações e movimentos sociais de diversos países que lutam em defesa da água.
O Fórum se contrapõe ao autodenominado “Fórum Mundial da Água”, encontro promovido pelos grandes grupos econômicos que defendem a privatização das fontes naturais e dos serviços públicos de água.
O Fórum Alternativo Mundial da Água acontecerá de 17 e 22 de março de 2018, em Brasília, com reuniões na UnB e no Parque da Cidade, e terá apoio e participação do Sindicato dos Urbanitários.