Vitória da categoria: Justiça determina reintegração do delegado sindical Marcão

A categoria dos urbanitários, sobretudo os trabalhadores da Celpa Equatorial obtiveram uma vitória: no dia 24/11, a 14ª Vara do Trabalho de Belém, do TRT da 8ª Região, concedeu liminar reintegrando à empresa o delegado sindical Marco Antônio da Costa Miranda (Marcão).
Ele foi eleito delegado sindical de outubro de 2015 a outubro de 2016 e tinha estabilidade até um ano depois do mandato. Mas antes de acabar a estabilidade, a empresa o demitiu tentando imputar a esse companheiro uma “justa causa”.
No caso dele, que detinha estabilidade, a empresa deveria ter apurado a acusação de falta grave a partir de um inquérito judicial, mas a Celpa Equatorial optou por um inquérito administrativo, contrariando o acordo coletivo e a lei, a qual concede um ano de estabilidade ao delegado sindical, bem como ao cipeiro e aos dirigentes sindicais.
Marcão foi reintegrado em suas atividades na Celpa na segunda-feira, 4/12. Ele se inscreveu para delegado sindical em outubro passado e foi o mais votado, sendo eleito um dos delegados sindicais dos Urbanitários na Celpa (Belém). Parabéns a todos que acreditam na luta!