Empresa tenta anestesiar trabalhador. Mas não se iluda, a realidade é cruel!

Na data-base dos trabalhadores da Cemar (Maranhão), onde o Grupo Equatorial também detém a concessão do serviço de distribuição de energia, a empresa teve a “cara de pau” de propor que o índice da inflação (1,83%) fosse aplicado apenas nos salários, o que é um absurdo e total desrespeito aos trabalhadores.
Quer dizer, tíquetes e demais cláusulas não receberiam nem mesmo esse ínfimo índice.
Como se não bastasse a inflação acumulada pelo INPC ter sido a menor da história recente das  datas-bases, a empresa usa de crueldade ao propor aos empregados da Cemar o congelamento das cláusulas econômicas.

Festa - A política de entorpecimento usada pela Celpa Equatorial é desumana, faz festa milionária para lhe entorpecer, para levar você a pensar que você é parte essencial da empresa.
Mas não se deixe enganar, certamente o valor gasto com essa festa custará mais que o impacto de 1,83% na folha de pagamento.

Realidade - A festa é apenas um bombom na boca do trabalhador. À noite, todos brindam, bebem e comem juntos. No dia seguinte, o trabalhador lembra da sua triste realidade: um ano com demissões em todos os meses, inclusive neste mês de dezembro. Daí, volta tudo de novo, massacre, exploração e negação de uma PLR digna e um aumento real nos salários e nas demais cláusulas do ACT.

Negociação - Na semana passada, noticiamos que tínhamos agendado negociação para o dia 4 de dezembro. Mas a empresa nos enviou um email adiando esta segunda rodada para esta quinta-feira, 7/12, às 15h, no Hotel Regente. Apesar desse adiamento, até o momento a terceira reunião está mantida para 11/12.
A expectativa da categoria é que a empresa apresente na reunião de hoje (7/12) a sua proposta para esta data-base, afinal a Pauta de Reivindicações foi enviada no dia 13 de setembro, quase três meses atrás. Se o foco da Celpa Equatorial fosse realmente “em gente” já teria apresentado proposta. Ocorre que respeito ao trabalhador, infelizmente, não tem sido uma prática do Grupo Equatorial!